top of page
Imagem da fachada do CIVE, tirada do outro lado da rua.

Conheçendo a história da ONG...

    Nossa história começa em 1994, quando Vitor Eduardo, filho da nossa fundadora Margareth foi diagnosticado com surdocegueira. Na época eles moravam em Manaus, e por falta de serviços para auxiliar no desenvolvimento dele vieram para São Paulo. 

     Infelizmente, mesmo aqui a escassez de locais especializados em fornecer essa ajuda era grande, o que fez com que surgisse a ideia de criar a ONG CIVE. 

   

         Estudando e elaborando o projeto desde 1999, foi somente em 2001 que ele se solidificou e a organização CIVE nasceu juridicamente, instalada em um espaço alugado na cidade de São Caetano do Sul.

       Inicialmente o objetivo era atender especificamente surdocegos, entretanto, devido a grande demanda acabamos nos especializando e abrindo para outras deficiências. Hoje atendemos pessoas com deficiência cognitiva, paralisia cerebral, autistas, surdos, cegos, surdocegos e demais pessoas que precisarem do nosso auxílio. 

 

     Atualmente nossa equipe recebe os atendidos diariamente para atividades recreativas, esportes e oficinas artísticas em geral. Alguns desses projetos envolvem oficinas de encadernação, culinária, bijuteria, pintura, dançaterapia, zumba e jiu-jitsu inclusivo. Todas essas atividades visam proporcionar além de uma rotina de afazeres interessantes e da socialização constante, o desenvolvimento dos atendidos em vários âmbitos, levando-os a conquistar cada dia mais autonomia. 

    Em paralelo a estes serviços, buscamos trabalhar na defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências, promovendo palestras e seminários a fim de esclarecer questões relacionadas a pessoa com deficiência na sociedade.

Assistidos do CIVE em uma quadra esportiva, com a coordenadora Denise e o voluntário Val. Todos vestindo kimono e olhando para a câmera.

Transparência financeira

     Os gastos mensais da ONG incluem o aluguel do espaço, o pagamento dos funcionários, a compra de produtos alimentícios para o café da manhã e da tarde oferecidos pela ONG, produtos de higiene básica, além dos materiais para a realização das oficinas.  

      A composição da renda é formada pelos inúmeros eventos beneficentes efetuados pela ONG, como feijoadas, macarronas, festas julinas, bingos, rifas e também campanhas de arrecadação. Além de participarmos anualmente da tradicional festa Italiana de São Caetano do Sul. 

    Para complementar financeiramente, temos também o bazar de roupas e acessórios usados recebidos por doação, o qual fica disponível para compra na própria ONG. 

   O CIVE tem parceria com algumas empresas, entre elas a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e também com o SEAIS (Secretaria de Assistência e Inclusão Social do Município). 

 

Saiba mais sobre a transparência da ong clicando aqui

Qual é a nossa missão?

 

   Prestar serviços de forma continua e permanente para as pessoas com deficiências. Visando sempre desenvolver sua autonomia para uma vida adulta independente e socialmente satisfatória. Garantir um espaço que promova o convívio social, através de oficinas de estimulação sensorial, artesanato, culinária, dançaterapia, momentos de recreação, esporte e lazer musical, jardinagem, atividades corporais, físicas e atividades funcionais que priorizam a interação e comunicação, preparando para uma vida independente na sociedade.

Margareth, fundadora do CIVE, abraçando seus dois filhos.
Funcionaários e assistidos do CIVE, atrás de uma mesa festiva com pães.
bottom of page